Manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino recebem prêmio nacional da Alimentação Escolar do FNDE
Redação Figueiredo News 23 de junho de 2026 0 COMMENTS
Da cozinha das unidades escolares de Manaus para o reconhecimento nacional. As manipuladoras de alimentos Gorete Silva dos Santos e Maria Ivanete Santos, responsáveis por receitas servidas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Manuel Bandeira e na creche municipal Magdalena Arce Daou, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), receberam, nesta terça-feira, 23/6, em Brasília, o prêmio “Melhores Receitas de Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As servidoras conquistaram o 1º e o 2º lugar da região Norte, respectivamente.
As vencedoras são responsáveis pelos pratos “Steak de pirarucu com banana-pacovã”, campeão da categoria Regional, e “Refogadinho de caruru com ovos”, que ficou em segundo lugar. As receitas, criadas para a alimentação dos estudantes, destacaram a valorização dos ingredientes amazônicos e o cuidado presente na merenda escolar.
O prefeito Renato Junior destacou que este reconhecimento nacional é motivo de grande orgulho para Manaus.
“As conquistas da Gorete Silva e da Maria Ivanete demonstram o compromisso, o talento e o cuidado das nossas profissionais que, diariamente, contribuem para a formação e o bem-estar dos nossos estudantes. Ver ingredientes da Amazônia sendo valorizados em receitas premiadas nacionalmente reforça que estamos no caminho certo, investindo em uma alimentação escolar de qualidade, nutritiva e que faz parte da nossa identidade regional. Parabenizo as servidoras pela dedicação e por levarem o nome da nossa cidade ao destaque nacional”, afirmou.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, explicou como uma política pública de alimentação escolar pode transformar vidas e promover inclusão.
“Este evento representa a convergência das ações desenvolvidas pela nossa gestão. Fizemos questão de reunir todos os participantes para um encontro que trouxe pessoas de diversas regiões do Brasil, mostrando que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) vai muito além do FNDE. A iniciativa foi pensada para que pudéssemos ter uma dimensão dos avanços conquistados ao longo dos últimos anos. Acreditamos em uma alimentação escolar de qualidade, capaz de transformar vidas”, completou a presidente.
Premiação
Ocupando o primeiro lugar da região Norte na premiação, Gorete Silva enfatizou a importância do reconhecimento e relembrou a dedicação empregada na criação da receita vencedora. “Eu nunca tinha participado de uma premiação e estar hoje aqui em Brasília é algo que nunca imaginei. Fiz o prato com muito carinho e aqui está o resultado desse trabalho”, contou emocionada.
Maria Ivanete também celebrou a conquista e disse que o prêmio incentiva novas criações na cozinha escolar. “Eu sempre trabalhei na cozinha e esse prêmio é muito importante, agradeço a Deus e toda a equipe da creche, sem eles isso não seria possível e esse prêmio vai me incentivar a melhorar e inovar cada vez mais na merenda escolar”, reforçou.
O secretário municipal de Educação, Arone Bentes, ressaltou que a premiação representa o trabalho diário das equipes responsáveis pela alimentação dos estudantes. “Esse reconhecimento nacional demonstra o cuidado, a dedicação e o compromisso das nossas equipes com a alimentação escolar. É uma conquista que valoriza quem está todos os dias cuidando dos nossos alunos”, destacou.
Cada uma das manipuladoras foi premiada com o valor de R$ 5 mil e as unidades de ensino vinculadas à receita vencedora com R$ 8 mil, valor que deverá ser destinado à aquisição de equipamentos ou à melhoria da infraestrutura da cozinha escolar. As 55 receitas vencedoras também serão reunidas em um e-book digital.
— — —
Texto – Moara Cabral/Semed
Fotos – Divulgação/Semed
Fonte: Prefeitura de Manaus
RELATED ARTICLES





